Para evitar imprevistos durante a comemoração do baile de debutante, é fundamental planejar todos os detalhes que envolvem o festejo. É interessante, por parte dos anfitriões deixar tudo anotado, já que uma agenda organizada assegura que tudo saia de acordo com o esperado pela adolescente. Ao comemorar 15 anos, a aniversariante recebe os convidados com toda alegria e simpatia. A celebração deve ser digna de uma verdadeira princesa, lembrando que uma comemoração desse porte requer um ótimo planejamento.
Completar 15 anos é um verdadeiro marco na vida da menina. É uma fase em que a jovem planeja o futuro, idealiza as próximas conquistas e sonha com a vida. E quando se fala em festa de 15 anos, a data ganha significado ainda mais especial, até porque ela está deixando de ser apenas uma garota para se tornar uma verdadeira mulher.
A ocasião marca uma passagem na vida da menina, que começa a ser vista pela sociedade como adulta. E cada detalhe deve ser checado com carinho, independente do estilo do evento. Uma celebração deste porte merece que tudo fique perfeito, sendo que a aniversariante poderá escolher dentre diferentes temas, tais como, o tradicional baile de debutante, festa anos 60, festa anos 70, à fantasia, luau, jantar dançante, festa à americana, ou mesmo uma noite totalmente inesquecível em uma casa noturna.
Mas há também aquelas jovens que preferem viajar para os destinos mais exóticos e pedem de presente um cruzeiro ou mesmo a tão almejada viagem à Disney. Porém, mesmo que parte delas prefira viagens, o sonho do baile de debutante continua em alta na sociedade brasileira. É fundamental que alguns detalhes, como cardápio, salão de festas, tema e os tipos de bebidas, sejam escolhidos previamente. Além disso, é interessante contratar profissionais de foto e de filmagem, até porque todos os momentos ficarão registrados para sempre.
Se o cardápio escolhido for jantar ou coquetel, é preciso que ele seja estudado, pois a ele é atribuída grande parte do sucesso do baile de debutante. É preciso ter em mente que na celebração estarão presentes adolescentes, adultos e crianças. Por isso, a refeição precisa ser apreciada por todos. Neste caso, os pais devem conversar com a aniversariante para conferir o que os jovens gostam e se tudo ficará de acordo com a ocasião.
A decoração é um dos detalhes mais importantes da festa, mesmo que o tema fuja do tradicional baile de debutante. As tonalidades devem ser trabalhadas de acordo com os objetos escolhidos para enfeitar o ambiente. Rosa ainda é a cor preferida pela maioria das debutantes. Mas o setor de festas já apresenta uma gama de tons que podem ser apreciados pela garota.
A menina poderá colocar à disposição dos convidados uma lista de presentes onde será possível incluir artigos de cama, banho, lingerie, acessórios, objetos para decoração… As festas de 15 anos também podem contar com apresentações de malabaristas, bartenders (preparando drinks não-alcoólicos), mágicos ou mesmo dançarinos. No buffet de bebidas, água, suco e refrigerantes não poderão faltar, lembrando que o álcool precisa ser evitado entre os adolescentes para que não haja acontecimentos constrangedores.