A celebração de casamento é considerada uma cerimônia sacra devido à sua importância e significado na Igreja Católica. O matrimônio é uma celebração especial e marcante na vida dos noivos e seus familiares e para que seja inesquecível tudo deve ser planejado com cuidado e carinho, inclusive a escolha do padre para o casamento. Sim, o padre é uma das peças principais que fazem o enlace matrimonial ser um momento emocionante e encantador. Suas palavras comovem a todas as pessoas presentes e a fazem pensar com maior atenção em todas as atitudes que devemos ter no dia-a-dia. Isso vale para os que já são casados e também para os que pretendem subir ao altar. Os conselhos do padre são sempre muito úteis na vida do casal, só assim eles aprendem a ter mais paciência e tolerância no cotidiano do casal.
Por esse motivo, mais do que simplesmente decidir-se sobre qual será a igreja onde acontecerá o casamento, é preciso que os noivos levem em consideração a proximidade com o pároco do templo. Se os noivos já frequentam há bastante tempo a igreja definida, certamente conhecerão bem o estilo do padre e ele também conhecerá o casal. Isso dará muito tranquilidade aos noivos até para receber os conselhos do padre, por ser uma pessoa muito próxima e que acompanhou a vida dos nubentes.
Claro que muitas vezes não conseguimos agendar a cerimônia de casamento na igreja que desejamos devido à falta de datas e horários disponíveis. Nesse caso, o casal deve começar a frequentar mais o templo em que irá se casar, pois dessa forma já vai conhecendo o pároco, da mesma forma que o padre terá mais contato com os noivos, sabendo exatamente quais os conselhos precisarão ouvir no dia do casamento. Vale lembrar que todas as observações feitas pelos padres são sempre muito proveitosas, afinal, além de toda a experiência de vida, eles acompanham muitos casais, inclusive anos depois do casamento e sabem como ninguém como driblar os obstáculos do dia-a-dia com muito amor ao próximo, união e tolerância.