Elas trazem cor, vida e aroma ao evento. Ajudam na decoração, e podem transformar qualquer espaço em um ambiente acolhedor e sofisticado. Uma pesquisa afirma que os arranjos estão em terceiro lugar na lista de principais recordações do casório para os convidados. Só perdem para o vestido da noiva e o cardápio da festa.
Se você ainda não tem um designer de flores, conversar com a família e amigos sobre o que eles contrataram no passado é um bom começo. Ir a feiras de noivas, ou simplesmente procurar na lista telefônica também é válido. O importante é visitar pelo menos três floristas diferentes, para ter um panorama de escolha. Antes de assinar um contrato é fundamental que não haja dúvidas, portanto peça para ver fotos dos trabalhos anteriores, certifique-se de que as fotos são recentes e abrangentes e não apenas de um buquê, mas que mostrem todos os buquês de noiva, mesas, pedestais, salão e arranjos.
Converse com eles sobre suas idéias para as flores do casamento. Levar amostras de vestidos de dama de honra, páginas de revistas com arranjos florais que você aprecia e gostaria de usar. Um bom decorador tem que ser receptivo e estar disposto a ouvir a sua opinião. Muita gente tem dúvidas sobre quando contratar um florista. Isto vai depender de quanto tempo você tem para planejar o casamento, porém a orientação geral de profissionais da área, é que o ideal é começar a conversar com o designer floral cerca de 6 a 8 meses antes do matrimônio, e assinar o contrato quando faltar de 4 a 6 meses para o grande dia.