Embora o sapato quase nem apareça, fique escondidinho embaixo do vestido, a escolha dele é tão importante quanto a escolha do vestido. Não se deslumbre com o primeiro modelo maravilhoso que encontrar. Lembre-se você passará o dia todo com ele e ainda dançar à noite. Escolher o sapato de casamento significa equilibrar conforto com beleza, e como existe uma variedade infinita, nem sempre é tarefa fácil decidir por um par.
O quanto tem para gastar será decisivo no momento da compra. Calçados para casamento podem ser muito caros, há alguns que são bem baratinhos, porém nem sempre representam a melhor opção. Procure por qualidade, compre o mais confortável que puder. Economizar dinheiro neste item da lista de casamento não é muito aconselhável
Muitas noivas desejam contratar um designer de sapato, mas se não tiver uma boa poupança disponível, não compensa se enforcar.  Procure em lojas especializadas, sites, revistas e você vai encontrar o seu sapato. A cor é importante também. Combine sempre com o tecido do vestido juntamente com enfeites, bordados, cristais. Por mais que   pareça que o sapato ficará escondido sob o vestido, ao desfilar pela igreja ou na festa de recepção os convidados certamente perceberão o como os sapatos são bonitos. Quando abaixar para arrumar a saia do vestido, eles também serão expostos. Alguns fotógrafos incluem os sapatos e acessórios nas fotos de casamento.