Os eletrodomésticos estão presentes em todos os lares, desde os mais simples aos mais requintados e nos proporcionam agilidade e precisão nas tarefas de casa. Por isso, em tempos modernos, a palavra-chave é praticidade. E no lar, essa palavra tem uma importância ainda maior, pois o que mais desejamos é fazer as tarefas de casa com conforto, rapidez e ocupando o mínimo de tempo possível para aproveitar os outros prazeres da vida, como reunir a família para tomar aquele café quentinho, feita na hora por uma cafeteira. A cafeteira é um utensílio doméstico idealizado para preparar o café, mas muitas pessoas também a utilizam para aquecer água.
No mercado de eletrodomésticos, existe uma infinidade de modelos, marcas e tamanhos de cafeteiras, sendo as mais conhecidas as cafeteiras elétricas, industriais, de café expresso e cafeteria italiana. A cafeteira elétrica é a mais usada em residências e, dependendo do modelo do modelo, pode produzir de seis até 30 xícaras de café. Ou seja, o eletrodoméstico atende a quem mora sozinho sem desperdícios e também a grandes famílias, com total aproveitamento da máquina de café. Sem esquecer dos novos modelos de cafeteira elétrica portátil, chamada de Hottie, que possui três compartimentos onde você pode colocar café instantâneo, creme e açúcar.
A cafeteira expresso é completa, muito utilizada em escritório comerciais, e possui um sistema inovador para prensar o café na medida certa, facilitando também o preparo e leite cremoso ou chocolate quente. As lojas oferecem os mais diferentes estilos e marcas de máquinas de café, cm cafeteiras que apresentam um design moderno. As cafeteiras italianas são muito tradicionais e guardam bastante requinte, com modelos que preparam 1, 3, 6, 10 cafés ou até mais. O pó utilizado nesta cafeteira, preferivelmente, deve ter uma moagem um pouco mais grossa do que a que utilizamos nos filtros. Isto pode ser conseguido em cafeterias que fazem a moagem do grão no momento da compra do café. Isto traz ainda outra vantagem: um café bem fresco, com aroma e sabor preservados.