Para ter uma festa de casamento muito bem sucedida, um detalhe crucial é ter tudo muito bem planejado e cronometrado. A organização é um dos pontos fortes que deve haver em um casamento para que tudo corra bem. Geralmente, nos casamentos que são elaborados por assessorias de festas, a cerimônia de casamento segue um roteiro, o chamado cerimonial de casamento, não só na igreja, mas também durante toda a recepção.
Mas se você vai se casar e não poderá contar com uma empresa de assessoria para casamentos, então seguem algumas dicas para que você, com o auxílio de outras pessoas mais próximas para planejar toda a festa nos mínimos detalhes e aproveitando cada minuto da festa. Depois de ser declarados marido e mulher, os noivos muitas vezes são os primeiros a deixar a cerimônia de casamento, para fotografarem juntos à caminho da recepção.
Enquanto isso, seus convidados se dirigem ao local da recepção do casamento para o coquetel. Dependendo da logística do evento, o coquetel começará imediatamente (se a cerimônia e a recepção são realizadas no mesmo local), ou pode iniciar mais tarde. Durante este tempo o buffet vai servir os aperitivos e as bebidas, para animar ainda mais seus convidados. A chegada do casal é anunciada geralmente pelo mestre de cerimônias. Após todos os cumprimentos, os noivos fazem a primeira dança, aos olhares admirados de todos os presentes.
Depois de sua primeira dança, você pode querer aproveitar a oportunidade – enquanto todos os olhos estão ainda incidem sobre você e seu noivo – para agradecer a todos por estarem presentes em um momento tão importante da vida do casal. Um membro da família, geralmente um dos pais da noiva, faz uma bênção (dependendo das crenças das famílias). Então, a mãe e o pai da noiva agradecem convidados pelo comparecimento e convidam a todos para apreciar o cardápio servido pelo buffet.
Enquanto os convidados estão sendo servidos pelo buffet, os músicos contratados para a festa já podem tocar algumas canções desde que sejam bem suaves para não atrapalhar o jantar nem a conversa de familiares e amigos. Após todos serem servidos, ainda pode-se dizer que começa a melhor parte da festa. Os noivos podem estrear a pista de dança, mas em seguida, todos os convidados tomam o espaço com muita animação e descontração.
O repertório de músicas da banda ou do DJ contratado precisa ser bem amplo, para agradar a todos os convidados de todas as idades. Então, chega a hora de jogar o buquê. A niva pede que todas as moças solteiras se reúnam no meio da pista para que ela jogue o amuleto da sorte que trará o verdadeiro amor da solteira. O corte do bolo vem logo em seguida, com um belo brinde entre o casal, registrado por diversos cliques da máquina fotográfica.
Depois que o bolo é cortado, a banda ou DJ deve começar a tocar a música para a última dança do casal, geralmente mais duradoura, em que todos podem ver as demonstrações de carinho do casal apaixonado. Enfim, chegou a hora de dizer adeus. Seu mestre de cerimônias retira todos do hall de entrada para que, enquanto você faz sua saída desta bela recepção, os amigos e a família podem soprar bolhas de sabão, jogar arroz ou atirar pétalas de rosa – e torcer para um futuro com muita união e felicidade ao casal!