Muitas noivas no início do planejamento do casamento querem fazer tudo sozinha. Elas não permitem a ajuda de ninguém, desejam usufruir sozinhas de cada detalhe. Porém  depois da empolgação inicial, morre sobrecarregada com a enormidade de tarefas. Para planejar um casamento a noiva precisa ser organizada, criativa e principalmente estar disposta a delegar, quando for necessário. Aqui estão algumas dicas sobre o que delegar e para quem exatamente.

Ao noivo: A maioria dos noivos não se envolve nem com 10% do casamento. Claro que eles têm que ter responsabilidade sobre o terno adequado, dar atenção e apoio as decisões da noiva, mas isto é muito pouco. O noivo precisa fazer mais, tem que estar a par dos preparativos. Escolhas como a data do casamento, o tipo de cerimônia e locais para a festa, são responsabilidade do casal. Outras tarefas que podem assumir são:
*Agendar a lua de mel
*Reserva o transporte de casamento
*Escolher a música do casamento
*Escolher os ternos dos padrinhos

Dama de honra: Ela já tem um papel importante a desempenhar apoiando você durante todo o planejamento do e no próprio dia da cerimônia, mas há outras coisas que ela pode assumir também:
 * Organizar as outras damas se houver, cuidar do vestido e dos acessórios
* Confirmar as datas de cabelo e maquiagem
* Marcar e ajudar a escolher onde será o dia da noiva
* Organizar a festa de despedida de solteira

Mãe da noiva: Ela, sem dúvida, quer estar  envolvida desde o início, mas será difícil delegar a ela tarefas que  você considera mais confortável fazer sozinha. Tente incluí-la o máximo possível, afinal este também é um momento muito especial para ela. Ela poderá te ajudar a:
* Escolher o seu vestido e acessórios
* Escolher as flores do casamento
* Escolher o bolo de casamento.
* Comprar ou fazer as lembrancinhas de casamento
* Escolher a papelaria do casamento
Ela provavelmente irá assumir por conta própria o papel de organizar os convidados e mantê-los informados sobre tudo o que quiserem saber sobre o casamento.

Pai da Noiva: Ele pode não estar muito preocupado com o envolvimento de todos no planejamento. Porém não o deixe de fora desta empreitada. Ele poderá:
* Escolher o vinho e champanhe da recepção
* Escolher música do casamento junto com o noivo