O álbum de casamento é um item indispensável no planejamento de uma festa de casamento, por isso os noivos devem ter todo o cuidado na hora de escolher o modelo do álbum que desejam e também os fotógrafos do casamento. O ideal é que comecem a busca por bons profissionais de fotografia assim que começarem a organizar a festa de casamento, seja sozinhos ou com o auxílio de uma assessoria de casamentos. Aliás, essa ideia é uma boa opção para os nubentes que possuem um orçamento maior para o enlace matrimonial e não têm tempo disponível para correr atrás de todos os detalhes dos preparativos.

Por meio de sites é possível encontrar uma gama de empresas de foto e filmagem que contam com equipes especializadas, não só em fotografias para álbum de casamento, mas também em videografia de casamento e videojornalismo.  O interessante é que o casal converse bastante com os fotojornalistas e videografistas contratados e expliquem exatamento o estilo da festa, como é o perfil do casal e o que eles idealizam para a montagem do álbum de fotografias. Peçam para conhecer o portfólio dos profissionais dos estúdios fotográficos e também os diferentes modelos de álbum de casamento.

O álbum tradicional reúne fotos posadas e espontâneas, em preto e branco e com fotografias coloridas. Esse tipo de álbum ainda é muito procurado pelos casais, mas a tendência agora são os álbuns digitais e panorâmicos. Os álbuns digitais de casamento permitem que as fotografias sejam tratadas e montadas para criar um efeito super diferente no resultado final da montagem dos álbuns. Os álbuns panorâmicos também têm as fotos digitalizadas, mas tem um detalhe bem peculiar: as fotografias ocupam todo o espaço da página, dando a impressão de "vazar" a folha. Esse efeito fica deslumbrante, tanto com fotografias coloridas como em preto e branco.

Os scrapbooks de casamento, que são álbuns de recortes, também são uma ótima alternativa para os noivos mais modernos, que podem montar eles mesmos seu scrapbook de casamento. Os casais que mais adoram tecnologia também mnontam seu álbum de casamento online. Ou seja, eles preparam um blog ou facebook de casamento om todoas as fotografias e imagens captadas durante a cerimônia religiosa e a recepção, incluindo também o makig of da noiva, em todos as etapas dos seus preparativos para o enlace matrimonial.