As joalherias especializadas contam com uma infinidade de modelos de aliança de noivado e casamento para todos os gostos e bolsos, inclusive com estilos de alianças exclusivas feitas por designers de jóias a pedido de clientes que adoram usar peças diferentes e com criação única. Além das alianças em ouro amarelo, ouro branco, prata, platina e mescladas, alianças anatômicas, em alto relevo e demais estilos, a moda agora entre os casais é exibir um belo par de alianças em ouro com pedras preciosas.
Claro que a aliança masculina é mais básica, com poucos adereços enfeitando a peça, em compensação as alianças femininas em ouro ganharam o toque de requinte e sofisticação das pedras preciosas. Uma dica bem bacana deve ser levada em consideração na hora de adquirir suas alianças de casamento em joalherias ou com profissionais especializados. Ao considerar pedras preciosas no par de alianças, lembre-se de que você provavelmente vai usar o anel de casamento pelo resto de sua vida. Porém, as pedras mais bonitas podem não ser necessariamente as mais duráveis.
Os registros da escala de Mohs medem a capacidade de uma pedra de resistir à abrasão: a escala 10 (diamantes) é o mais forte e 1 é o mais fraco. Se você é uma pessoa que realiza muitos trabalhos manuais, então é recomendável limitar a escolha das pedras entre os rubis, as safiras e os diamantes, que além de belos mantém o brilho e a durabilidade por muitos anos.