O costume de fazer inscrições românticas em anéis ou alianças de casamento começou nos cortes da Europa Medieval. Hoje, uma mensagem gravada na parte interna do ar da aliançaé uma das maneiras mais fáceis de personalizar um anel de noivado ou aliança de casamento. Essa prática faz com que as alianças ganhem um significado ainda mais especial, pis além de representarem o amor e a promessa de união eterna entre o casal, também ficará marcada para sempre com os nomes e as juras de amor dos noivos.
Quem pensa que para ter uma aliança de noivado ou casamento em ouro gravada é muito dífícil, se enganou. Atualmente, é bem mais fácil ter anéis de casamento gravados por um joalheiro ou designer de joias experientes, basta fazer a solicitação na joalheria escolhida quando você faz a aquisição dos anéis ou alianças de casamento ou noivado. Uma dica sempre importante é, assim que pegar as joias, confira se as inscrições foram feitas da forma como vocês pediram, para evitar contratempos. Se o joalheiro não puder oferecer esse serviço, pergunte a ele se pode indicar outro profissional mais gabaritado. O custo é geralmente com base no número de caracteres da inscrição, o tipo de letra utilizado, e se ela será gravada à mão ou à máquina. Com a ajuda do aparelho especial, a gravura em alianças sempre fica mais em conta. Gravuras à mão podem custar até cinco vezes mais, mas podem adicionar enfeites originais, usando de ais criatividade e originalidade.
Não se esqueça também de perguntar ao ourives ou joalheiro quanto tempo demora para entregar o par de alianças gravados, porque, dependendo da forma utilizada para gravar as inscrições, pode levar de uma semana até um mês. Se você não consegue editar o seu sentimento em poucas palavras ou gostaria de usar uma estrofe de um poema ou música, pense em sua gravura como se fosse uma carta de amor – uma parte fica aliança de noivado e a outra continua em seu anel de casamento! – Ao redor da borda da pedra em si. Existem diferentes maneiras de gravar frases em alianças, pode ser na borda, ao redor das pedras, enfim. Isto deve ser conversadoe combinado com o joalheiro responsável por produzir as alianças personalizadas.