Assim que o casal decide oficializar  a união e planeja subir ao altar, o primeiro passo é comprar o par de alianças de noivado. As alianças representam o elo de amor e cumplicidade entre o casal, o que indica também aos familiares e amigos mais próximos que os noivos pretendem passar muitos anos de vida juntos. Atualmente, o mercado de joias e joalherias reserva um número muito grande de modelos de joias e aliança de casamento e noivado, que possibilita aos noivos poder escolher entre tantos estilos de par de alianças em ouro, prata e também alianças folheadas a ouro.
O ideal é que o casal pesquise muitas lojas e  sites de vendas de alianças e que prefira as joias que mais combinem com a personalidade deles. Antigamente, somente os homens ficavam com a responsabilidade de pedir a mão da noiva em casamento, mas agora, até as mulheres se arriscam no pedido e fazem uma bela surpresa aos seus amados. Mas, tradicionalmente, o pedido de casamento fica mesmo por conta dos homens. Para que saibam escolher um belo modelo de aliança, o ideal é sempre pedir a ajuda da atendente da loja e contar com as sugestões da mãe e da sogra.
Caso o futuro marido esteja com o orçamento bem apertado por causa de outros gastos com os preparativos do enlace matrimonial, ele pode optar pela compra de alianças de casamento folheadas a ouro branco ou amarelo. Estas peças são sempre muito bonitas, apenas deve-se tomar cuidado com a procedência delas. Isso significa que, mesmo não sendo ouro, as alianças folheadas devem ter certificado de garantia, como as alianças vendidas pela Rommanel. Mas para que o par de alianças fique sempre bonito, é necessário ter alguns cuidados extras para que elas não percam o brilho e a beleza, e, se bem cuidadas, podem durar até cerca de 10, 15 anos.
Quem está podendo gastar mais, pode optar pelas alianças em ouro branco, amarelo, anatômicas, mais modernas, com gravuras, com pedras preciosas e de diferentes formatos e materiais. Em muitos sites é possível encontrar a peça perfeita a preços bem acessíveis e com frete de entrega, muitas vezes, sem custo adicional. Mas o ideal é que se compre em joalherias mesmo, assim os noivos podem experimentar o tamanho correto, sem erros.