Nos sofás, poltronas ou em cima da cama as almofadas são acessórios bonitos, confortáveis e indispensáveis aos ambientes. Além de servirem como apoio e encosto para os braços e corpo, as almofadas são perfeitas para enfeitar os ambientes, com diversos tipos de tecidos para capas, tamanhos e densidades de espumas, cores e formatos que sempre combinam com o estilo da nossa casa. Em quase todas as casas, esses acessórios marcam presença com muita propriedade, afinal que não gosta de recostar a cabeça sobre uma almofada fofinha, macia e elegante? Quem procura por esses artigos sabe que nas lojas de decoração é fácil encontrar variados modelos de almofadas: almofadas de fuxico, almofadas personalizadas, de crochê, customizadas, almofadas para decoração, para sofá, bordadas e de patchwork.
Enfim, são tantos os estilos que às vezes fica até difícil se decidir por um que combine mais com a nossa casa. Mas por que não combinar todos eles? Hoje em dia, a moda na decoração nos mostra que misturar tecidos, cores e estampas não é proibido, pelo contrário. A mistura, quando feita com bom gosto, pode dar excelentes resultados em termos estéticos. Só precisamos adequar os móveis ao modelo de cada almofada que usamos para a decoração dos ambientes, mas elas não precisam, necessariamente, combinar também com tapetes e cortinas. Sem dúvida alguma, a harmonia entre almofadas de tecido e as bordadas em fuxico, crochê ou feitas em outros moldes de artesanato podem conviver muito bem entre si.
Há decoradores que inovam e ousam tanta na decoração de ambientes domésticos que acabam por mesclar almofadas com estampas geométricas, florais, futuristas, com caricaturas e outros desenhos modernos e clássicos, numa combinação que ao primeiro olhar parece ousado demais, mas que depois se torna um símbolo de despojamento e modernidade. Ao enfeitar seu sofá, cama ou poltrona, o ideal é ornar o local com um número de almofadas para você se sentir confortável e aconchegante, mas que nunca esses acessórios ocupem tanto espaço, escondendo os móveis sob eles.