As grifes de sapatos de alta costura mais famosas do mundo já apostam nas suas novas coleções para o verão e o inverno de 2010. Prada, Dior, Roberto Cavalli, Gucci, Chanel, Louis Vuitton e Valentino, além de outras, já estão lançando campanhas publicitárias para divulgar a coleção 2010 de sapatos em alta costura. E para as próximas estações as cores chegaram com tudo. Amarelo, verde, azul e vermelho são os tons mais vibrantes que decoram os calçados.
Sapatos femininos e sandálias seguem um estilo bem moderno e despojado, com saltos altíssimos e curvos, em materiais como couro, camurça e verniz. Aliás, as sapatilhas em verniz também estão em moda e ganham um ar mais superficial sem perfer o glamour.
As coleções de Roberto Cavalli e da Gucci seguem uma mesma linha de saltos bem altos e o emprego de peças em metal como forma de decorar os sapatos em alta costura. A principais características desta coleção são os saltos muito altos e curvos com detalhes em metal  e a dupla plataforma. Falou-se muito das botas de cano alto de Prada, e não precisamente por ser bonitas. Prada agora tem o desafio de vender não são as botas, mas a coleção inteira. Claro que os sapatos de alta costura são produzidos exclusivamente e vendidos em lojas mais luxuosas, devido ao alto valor, mas todos poderão ver e admirar as novas coleções em desfiles de moda.