Alguns momentos na vida de uma pessoa são muito especiais e nunca devem ser esquecidos, como por exemplo, a formatura na Graduação. Formar-se em um curso universitário significa iniciar uma nova etapa de vida, com muitas perspectivas, expectativas de um futuro promissor, com um belo plano de carreira e muito sucesso na vida profissional. Após muitos anos de esforço e estudos, o formando pode realizar o sonho de conquistar o diploma e comemorar essa ocasião junto aos amigos, em uma festa de formatura com tudo o que eles têm direito.
Além de planejar o evento, com o auxílio de uma assessoria de festas, encomenda a beca, o capelo e o traje social para a comemoração, muitos formandos fazem questão de adquirir também um belo anel de formatura. O anel de formatura é uma tradição que surgiu na antiguidade. Hoje, não é mais muito utilizado, mas até alguns anos atrás, exibir um charmoso anel de formatura no dedo anular era sinal de status, realizações e respeito.
Essa tradição se perdeu um pouco ao longo dos anos, mas muitos pais ainda fazem questão de presentear seus filhos, futuros “doutores”com um anel de formatura em ouro amarelo ou branco, com a pedra que representa a cor do curso em que o formando está se graduando. O anel pode ser confeccionado por designers de jóias de diferentes formatos: arredondado, quadrado, anatômico, com gravações, desenhos, com emblema nas laterais e uando pedras como água marinha, esmeralda, rubi, granada, ametista, topázio, turmalina azul, safira azul e rosa e turmalina verde.
Todas as joalherias do Brasil comercializam anéis de formatura, que podem ser ajustados de acordo com a largura do dedo do cliente e também podem ser feitas sob medida, com encomendas personalizadas. Mas esse tipo de trabalho só pode ser bem realizado quando o cliente pesquisa com bastante antecedência para que haja tempo o suficiente de produzir a joia. Muitos sites também vendem anéis de formatura pela internet, com facilidades na forma de pagamento e entrega em domicílio.