A telefonia móvel foi uma das grandes invenções do homem nos tempos modernos. A tecnologia surgiu e começou a ser desenvolvida no século XX, possibilitando as pessoas do mundo todo se comunicarem através de aparelhos telefônicos móveis, que podiam ser levados para onde quer que fossem. O telefone celular é um aparelho de comunicação que funciona por meio de ondas eletromagnéticas, com sentido bidirecional de voz, e dados utilizáveis em zonas geográficas segmentadas por células, daí o nome celular. Quando surgiram os primeiros aparelhos celulares no mundo, os avanços tecnológicos eram tão grandes que muitas pessoas mal podiam acreditar no seu poder de fazer com que duas pessoas se comunicarem a longas distâncias, e melhor levando seus aparelhos para qualquer lugar.
Quando surgiram, os celulares eram mais pesados e também mais caros, tecnologia restrita a poucas pessoas. Atualmente, não há quem não possua um ou até dois aparelhos celulares, dos mais simples aos mais modernos, como o celular com bluetooth, viva-voz, MP3 Player, rádio AM/ FM, filmadoras, câmeras fotográficas de alta resolução, tecnologia triband, quadriband, sem contar os aparelhos smartphone e blackberry, os modelos mais modernos e avançados de celulares. Na verdade, hoje em dia, já ficou impossível imaginar alguém sem poder contar com esse eletroportátil tão útil no cotidiano. Por meio dele, falamos com pessoas distantes, resolvemos assuntos de trabalho, marcamos consultas médicas, mandamos mensagens de voz para outros usuários, torpedos para dizer que estamos com saudade de alguém.
Em lojas especializadas em eletrodomésticos e eletroeletrônicos, encontramos modelos e marcas de celulares para todos os gostos e bolsos, com vários acessórios que atendem as nossas necessidades, inclusive de lazer e entretenimento. Para as crianças, os celulares com softwares de jogos são perfeitos pra entreter, especialmente quando os pais estão no trânsito e precisam de algo para distrair os filhos. Os celulares com tela touch screen são uma verdadeira febre, especialmente entre as mulheres e adolescentes, além de facilitar bastante o manuseio do aparelho. Enfim, quanto mais moderno e carregado de avanços tecnológicos, mais praticidade, funcionalidade, conforto e status ganhamos.