A estrutura da Art Déco é um estilo de decoração totalmente baseado em formas geométricas. Foi amplamente considerada como uma forma eclética de modernismo elegante e moderno, sendo influenciada por uma variedade de fontes. A capacidade de viajar e escavações durante este tempo influenciado artistas e designers, não integrando vários elementos de seus próprios países. Entre eles estavam os chamados "primitivos" artes da África, bem como estilos históricos como o Classicismo greco-romano e a arte da Babilônia, Assíria, Egito Antigo, e México asteca.
Influências de design da Art Déco foram expressas nas formas cristalinas e multifacetadas do Cubismo decorativo e do Futurismo. Outros temas populares em Art Déco eram com motivos trapezoidais, em ziguezague, com formas geométricas e que até hoje podem ser percebidas em edifícios e construções mais antigas. A Art Déco é caracterizada pelo uso de materiais como o alumínio, aço inoxidável e madeira incrustada, além de muitos outros materiais mais exóticos existentes hoje no mercado de decoração e construção e que estão entre os prediletos de muitos arquitetos e decoradores de interiores. O uso de formas ousadas e curvas sinuosas são típicos desse estilo de arte. 
O estilo Art Déco foi desenvolvido após a Segunda Guerra Mundial, oferecendo às pessoas um novo estilo mais glamuroso para a nova Era. O entusiasmo e otimismo do pós-guerra, a Europa e a América serviram de base para este estilo mais repleto de charme e glamour, um jeito super elegante de decorar. A moda em estilo Art Déco está inserida até hoje na área de arquitetura, na fabricação e desenvolvimento de tecidos e design de jóias, planejamento de móveis e design de interiores, com linhas elegantes e suaves. O estilo de arte combina materiais modernos, movimento e tendências industriais da época em que surgiu.