A Art Nouveau, ou arte nova, na tradução do francês para o português, é considerada um estilo estético voltado à arquitetura e design e surgiu como um movimento de estética que revolucionou em termos de estética, decoração e arquitetura.
Art Nouveau, para muitos, é caracterizada por formas orgânicas naturais mescladas com formas curvilíneas e contornos de conteúdo rítmico. Plantas com formas sinuosas, figuras femininas veladas na alegoria e sensualidade ilustrada por símbolos fazem parte do contexto desse tipo de arte mais moderna, assim como as formas assimétricas e figuras etéreas.
Hoje, a Art Nouveau é considerada como o nome de um estilo decorativo internacional que rompeu com histórico anterior, um estilo em favor da originalidade. No entanto, no período de 1880 -1914, a arte era conhecida nacionalmente em diferentes países por variados nomes e não a um único estilo, mas como um movimento. Muitos arquitetos e decoradores de baseiam na arte nova para elaborar projetos de decoração e paisagismo conferindo um ar muito requintado, moderno e elegante em diversos ambientes.
O design gráfico foi também influenciado pela contribuição do Art Nouveau, relacionando as áreas da moda, de tecidos e mobílias, da mesma forma que o design de objetos populares, como vasos e lamparinas Tiffany, artigos de vidro Lalique e estampas Liberty. Em muitas lojas especializadas em objetos de decoração e móveis nas grandes cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, os decoradores encontram uma gama muita interessante de produtos confeccionados com base na Arte nova, na Arte Retrô e Art Déco, em que é possível fazer uma mistura de estilo para se obter um efeito muito moderno nos ambientes.
Quem aprecie esse estilo de decoração tem tudo para montar uma casa moderna, aconchegante, ousada e diferente do convencional. Dependendo do tipo de produto, os clientes podem pagar mais ou menos para ter uma luminária em Art Nouveau em casa, por exemplo, mas a possibilidade de ter peças com uma história marcante pode compensar bastante o valor investido.