A festa de formatura é um momento inesquecível, já que passamos anos estudando e merecemos comemorar a graduação em grande estilo. E, o ato de vestir a beca, é muito emocionante, já que para muitos a graduação foi um momento difícil, já que a parte financeira para alguns é sinônimo de apreensão. Passada essa fase, nos resta celebrar, e não devemos esquecer de convidar as pessoas mais importantes, que contribuíram para a colação de grau. Pais, parentes especiais e amigos, são companhias perfeitas nesse dia inesquecível.
Assim como em muitos trajes, a beca para formatura também tem suas variações, cabendo a comissão de formatura e a turma decidir o quanto antes qual modelo será adotado. A faixa deve respeitar a cor do curso, e o capelo pode ser comprado ou alugado. Após a parte solene, haverá o baile, e todos devem se esbaldar, afinal foram anos de dedicação ao estudo e iniciar uma nova fase da vida precisa ser comemorado, e em grande estilo. A ansiedade é tamanha, tanto dos formandos, quanto pelos convidados.
Assim que o grande dia estiver chegando, a comissão precisa reunir todos os formandos para saber se a beca será locada numa empresa especializada ou em alguma loja de aluguel de roupas para festas. Como acontece nos trajes convencionais, as becas para formatura também são confeccionadas nos tamanhos P, M, G e GG. O mais correto será fazer a prova com calma e conferir se o barrado e o punho também estão de acordo com o seu biotipo.