Nos casamentos mais modernos, os casais estão optando por um artifício muito bacana, que deixa a mesa dos quitutes bem bonita: o bolo cenográfico artístico. Os bolos cenográficos de casamento são perfeitos, idênticos aos bolos verdadeiros comestíveis, porém com a parte interna falsa. Todo o restante do bolo cenográfico, como a decoração e cobertura em pasta americana são totalmente comestíveis. O uso do bolo cenográfico é uma forma muito interessante que os noivos e os cake designers encontraram de evitar que o bolo de noiva comestível corra o risco de se estragar ficando muito tempo exposto em cima da mesa dos doces e salgados.
Enquanto o bolo artístico comestível fica na cozinha do salão de festas esperando ser cortado e servido aos convidados, o bolo decorado cenográfico enfeita a mesa e serve de cenário para a fotos dos noivos pra o álbum de casamento. É bom que os noivos tenham em mente que esse tipo de bolo falso pode ser decorado de acordo com o gosto dos nubentes e combinando com o estilo da festa, mas para isso é necessário encomendá-lo com um certo tempo de antecedência. É interessante também pesquisar alguns bufês e confeiteiras com bastante experiência nesse tipo de bolo cenográfico, eu pode ser comprado ou alugado, inclusive com a opção do primeiro aluguel.
Grande parte dos bufês cobram mais de R$ 300, 00 por um bolo decorado cenográfico de noiva, mas com a locação do bolo cenográfico os custos podem cair bastante. Vale ressaltar que a locação ou mesmo a compra de um bolo cenográfico fica bem mais em conta do que a encomenda de um bolo de noiva comestível, ou seja, se o seu orçamento está curto para os preparativos do casamento, não tem problema. A saída são os bolos falsos, porém com beleza idêntica ao dos comestíveis.