Os canapés além de serem saborosos eles embelezam o bufê, pela diversidade de cores e formatos. A criatividade de quem faz estas comidinhas para casamento e outros eventos é infinita. Há canapés doces e salgados e as formas podem variar bastante. O formato de um canapé pode incluir círculo, anéis, tiras ou triângulos.
Os alimentos são altamente decorativos, e requer uma técnica aplicada para a confecção, os profissionais costumam usar um saco de confeitar para fazer estes quitutes. Chefs explicam que o segredo da finger food como é conhecido é sempre mesclar dois sabores sendo um item principal outro secundário e por último um enfeite. Os queijos são muito usados como ingrediente principal, queijo cremoso, ou sólido como o gorgonzola e o provolone, entre outros. As ervas são sempre usadas como enfeite.
Algumas empresas de alimentos e bufê trabalham exclusivamente com canapés. E podem ser encomendadas em pequenas ou grandes quantidades. O cardápio é infinito, vai desde canapés frios e quentes, até os mini sanduíches, mini cups e adocicados. Alguns cerimonialistas  aprovam a idéia de servir canapés, principalmente por ser uma opção prática e ao mesmo tempo sofisticada e saborosa.