Grade parte das nubentes escolhe seu buquê de noiva de acordo com o estilo do vestido de casamento, outras selecionam as flores de que mais gostam, outras escolhem o modelo de bouquet de casamento pela cor das flores e ainda há aquelas que deixam a escolha a critério do florista de casamento, confiando o sucesso do seu bouquet de noiva à experiência e competência dos profissionais. Atualmente, muitos deles se rendem às tendências dos casamentos temáticos para os próximos anos. E o buquê temático já é uma realidade entre os casamentos mais modernos, em que as noivas integram esse acessório com bichinhos de pelúcia, plantas para quebrar inveja e dar sorte e também com flores coloridas e que insiram as forças da natureza, com seus quatro elementos.
Os elementos da natureza se dividem em quatro classes: fogo, ar, terra e água. Assim como os signos do zodíaco, as flores também têm relação com os elementos. Por isso, quando uma noiva se decide por determinado tipo de flor, na verdade ele deseja que seu buquê tenha um pouco de sua personalidade, identificando-se com o elemento escolhido de acordo com a flor que compõe o bouquet de noiva. O elemento Fogo traduz a impulsividade, normalmente está ligado aos signos de áries, leão e sagitário. Ou seja, a mulher ousada, cheia de ideia e atitudes pode demonstrar seu jeito de ser com um belo buquê de gérberas e orquídeas nos tons laranja, amarelo, lilás ou vermelho.
Já as librianas, geminianas e aquarianas, signos do elemento Ar, adoram liberdade e são ousadas. Podem transmitir toda a sua luz com flores como hortênsias, folhas de moréias e asplênio. O elemento Água é sinônimo de paixão e mistério, ligado aos signos de câncer, peixes e escorpião. Como signos suaves e sensíveis, as tulipas são perfeitas para formar um belo bouquet discreto e elegante como as mulheres desses signos. O elemento Terra, símbolo da determinação, está ligado à Touro, Capricórnio e Virgem e também está associado a flores como alecrim e frésia.