Na maioria das vezes, quando organizamos algum tipo de festa, nos lembramos de encomendar belas lembrancinhas de biscuit e artesanais ou saborosas lembranças comestíveis, mas não nos atentamos às caixas para lembrancinhas. As caixas são um item fundamental para a decoração do evento e para proteger as peças confeccionadas, como velas, cristais e sabonetes, ou os docinhos produzidos, como os bem-casados, minibolos, doces de amêndoas, trufas, bombons e brigadeiros. Uma sugestão bem bacana é decorar as caixinhas de acordo com a decoração da festa planejada, seguindo sempre o seu gosto pessoal.
As revistas de artesanato e mesmo os sites especializados  sempre disponibilizam diversos modelos de caixas de lembrancinhas, com todo o passo-a-passo do artesanato. Então, é possível escolher tamanho, formato e cor do papel utilizado. Mas se você não tem tanta habilidade para trabalhos manuais, pode adquirir suas caixinhas em grandes papelarias e grandes lojas de presentes e utilidades, que contam com uma infinidade de modelos e estilos de caixas, com diferentes tamanhos. Inclusive, as caixinhas personalizadas, com caricaturas e customizadas são perfeitas para dar de presente para alguém ou mesmo para enfeitar a mesa onde ficará o bolo na festa.
Dependendo da finalidade que você pretende dar à caixa, escolha entre tantos materiais, como papelão, acrílico, metal ou vidro. As caixinhas de vidro são mais indicadas para arranjos florais e cristais, pois mostram a beleza dos ornamentos. Já as de papelão são próprias para proteger lembranças comestíveis, deixando os quitutes bem mais fresquinhos. Algumas pessas até preferem as caixinhas de madeira para entregar aos convidados mudas de plantas, pois dão mais charme à peça, com um tom mais rústico.
Se for encomendar suas caixinhas especiais com empresas do ramo, tente fazer isso com bastante antecedência para que possa escolher com calma os modelos de caixas, seus formatos e quantidade suficiente para todos. Conforme o estilo da caixinha, a confecção pode demorar de uma semana a duas, ou até mais. Então, fazendo tudo com tempo sobrando, é mais garantido de ter uma festa bem organizada e sem surpresas desagradáveis ou correria de última hora.