Não há melhor do que registrar os momentos mais importantes e felizes das nossas vidas para poder guardar com carinho todas as recordações de situações em que estávamos com a família e amigos. Para conseguir isso, as câmeras fotográficas são nossos maiores amigos, pois elas registram todas as imagens e, dependendo do modelo, também captam muitas cenas gravadas em vídeo. Ou seja, não há desculpas para não recordar aquela festa de casamento ou de aniversário com todos os familiares reunidos e alegres.
Os avanços tecnológicos foram tantos de uns tempos para cá que hoje as máquinas fotográficas possuem diversos recursos, inclusive captando imagens com um simples sorriso de quem está em frente à lente do equipamento eletroportátil. Até mesmo os celulares já são fabricados contendo uma câmera fotográfica capaz de fotografar e gravar imagens com áudio e vídeo. Além das máquinas fotográficas analógicas, aquelas em que o uso do filme é indispensável, o mercado de eletroportáteis conta com uma variedade muito grande de marcas de câmeras digitais com as mais diversas capacidades de resolução. As marcas Sony, Panasonic, Canon e Samsung estão entre as prediletas de fotógrafos profissionais e também de amadores que adoram fotografar.
As câmeras ultra compactas são as chamadas câmeras de bolso superfinas. Devido à forte miniaturização, é um tipo de câmera bem mais dispendiosa do que as compactas normais, com zoom de 3x e varia de oito a dez megapixels. Já a compacta digital, do tamanho de um celular, é o tipo de câmera fotográfica mais vendido em lojas de eletroportáteis dessa categoria, pois representa a melhor relação custo/benefício. Apesar das limitações técnicas, como a ausência de quaisquer modos manuais para personalizar a captura, é a mais simples de usar e a primeira opção dos fotógrafos iniciantes e amadores, sendo que todas as marcas populares oferecem diversos modelos de câmeras dessa categoria. O zoom varia entre 3x a 5x e o tamanho da imagem também varia, de 8 a 12 megapixels.