Na hora de reformar ou construir uma casa, o piso é um dos detalhes mais importantes a serem pensados com o intuito de garantir beleza e conforto ao lar. De nada adianta a preocupação com a pintura, cor das paredes, objetos de decoração e outros itens se o piso não estiver de acordo com o estilo da residência e harmonizando com os móveis da casa. Um piso de boa qualidade, como os carpetes de madeira, dá mais charme ao ambiente, além de ser apresentável, fácil de limpar e tem uma vida útil bastante longa. Basta apenas saber cuidar e limpar com cuidado, evitando o uso de produtos abrasivos que acabam estragando o material e retirando o brilho natural do revestimento.
O carpete de madeira é um dos tipos de pisos preferidos de arquitetos e decoradores de interiores. Grande parte desses profissionais emprega o carpete no revestimento de quase todos os cômodos da casa, afinal o piso traduz elegância, requinte e cai muito bem em qualquer estilo de ambiente, seja residência ou escritório. Atualmente, existem várias empresas fabricando pisos laminados e pisos de madeira natural. A diferença entre um e outro é que o piso de madeira é feito com ripas e afixado com cola ou parafusos no contrapiso, não oferecendo tanta durabilidade. Já os pisos laminados são mais brilhosos e resistem bem mais ao tempo e ao uso contínuo.
Em lojas especializadas nos grandes centros urbanos o cliente pode encontrar uma variedade muito grande de fabricantes de revestimentos de madeira, com diversas tonalidades, uma para cada tipo de ambiente. Quem prefere uma casa moderna e clean pode optar pelos tons marfim e pátina clara. Já os tons carvalho, nogueira, tabaco e carvalho antigo estão entre os preferidos das mulheres modernas e despojadas, que trabalham o dia todo e não tem muito tempo para limpar diariamente a residência, afinal os tons mais escuros são perfeitos para disfarçar a poeira. As marcas mais comuns e pisos laminados e carpetes de madeira são Eucatex e Duratex, mas existem outras marcas no mercado e você pode selecionar aquela que mais atender às suas necessidades.