A primavera é a estação em que as flores acordam do descanso do inverno, por isto, representa um momento perfeito para se casar. Planejar um casamento neste período é preciso levar em consideração a inspiração da própria natureza para criar um casamento discreto, bonito e que impressione os convidados. Referente às cores da decoração, pode optar por mantê-las sutis ou vibrantes. Para valorizar a festa, escolher combinações de cores, como rosa ou azul, verde suave e champanhe farão sucesso. Se preferir algo mais vibrante, o caminho é se espelhar nas flores de tons fortes, como flores roxas, vermelhas, amarelas. Não tente misturar cor quente com cor fria, pois certamente uma anulará a outra.
Padrões florais são interessantes, porém só se estiver em consonância com as opções de cor, por exemplo, rosas, para um esquema de cores suaves, tulipas e narcisos para um esquema brilhante, e assim por diante. E, claro, seus arranjos florais devem corresponder à mesma regra.  Motivos para um casamento temático poderá ter influência direta também em aves, abelhas e borboletas. È melhor evitar coelhos, que são símbolos tradicionais da páscoa, mas decorações com aves em geral adicionam um toque agradável da primavera ao casamento.
É fundamental aliar o tema escolhido a todo o casamento, e não só a festa de recepção. Se por acaso optar pelo padrão de flores tulipas e borboletas, deve usá-lo nos convites, papelaria, mesas, roupas de cama, vestido da noiva e a dama de honra. Fale também com o seu designer de bolo de casamento para que ele crie em cima do estilo do restante do seu casamento. O local também conta muito para um casamento com o tema primavera. Se optar por um lindo jardim, não se esqueça de manter um local coberto também como opção aos convidados, pois na primavera, as noites costumam ser mais frias, e o convidado pode preferir um ambiente mais acolhedor