Cabelos ressecados e com aspecto maltratado é o tormento de muitas mulheres que sonham em ter as madeixas mais bonitas e sem muito esforço. Além das hidratações e outras técnicas e produtos que surgem no mercado de cosméticos para fazer verdadeiros milagres de rejuvenescimentos capilares, a cauterização capilar é uma forma muito eficaz de devolver aos fios do cabelo a vida, o brilho e a sedosidade que eles merecem. A técnica não é muito nova e já vem fazendo a cabeça de muitas mulheres – literalmente! – há algum tempo.
O objetivo primordial da cauterização é restabelecer a elasticidade dos fios através de sua reestruturação capilar. Esse procedimento também é conhecido como plástica capilar e age fazendo a cicatrização das cutículas com hidratações. O tratamento é tão profundo que a hidratação começa no córtex dos fios e vai até a cutícula, fechando as escamas e eliminando as pontas duplas. Grande parte dos salões de beleza e centros estéticos já realiza esse tipo de tratamento capilar, mas, dependendo do local escolhido, os preços podem varias muito.
Para optar por esse tipo de procedimento nos cabelos, o ideal é que você converse com seu cabeleireiro para que ele possa fazer uma avaliação mais profunda e consistente do estado das suas madeixas. A partir disso, só ele saberá qual o tratamento mais adequado para que você consiga ótimos resultados. No geral, a cauterização capilar é indicada para todos os tipos de cabelos, pois age com o uso de queratina, uma substância importante para a estrutura dos fios de cabelo, uma vez que recompõe a fibra capilar.
A cauterização também pode ser feita em casa, adquirindo um kit de produtos para cauterização nas lojas de cosméticos. Mas o ideal é que esse tratamento seja realizado mesmo no salão de beleza, com um profissional competente e experiente que possa te dar dicas de como cuidar das suas madeixas sem correr riscos. Para fazer o procedimento, os cabelos devem ser lavados com xampu anti-resíduos, que abrem as escamas dos fios. Em seguida, seque com uma toalha para tirar o excesso de água e aplique um creme à base de colágeno, mecha por mecha, e deixe agir por 20 minutos. Lave os cabelos e aplique o composto de queratina em cada mecha dos cabelos para depois secar com o secador. Finalize com a chapinha, que afixa ainda mais o produto para penetrar nos fios com bastante eficácia.