Antigamente, nossas mães e avós deviam começar a preparar o enxoval de casamento logo na adolescência, pois quando encontrassem o príncipe encantador para se casarem já estariam com quase todas as peças de cama, mesa e banho prontas. Os convidados davam presentes, mas a maior parte dos móveis e utensílios eram providenciados pelos noivos e pelos pais dos noivos. Hoje em dia, os casais, quando decidem subir ao altar e celebrar a união, recebem uma ajuda generosa dos parentes e amigos e é muito comum a organização de eventos como chá de panela, chá-bar, chá de lingerie, do relógio, chá de jardim e o chá de banheiro. O chá de banheiro é um ritual novo, pouco conhecido das noivas, porém é mais uma oportunidade de entretenimento e diversão antes do casamento, sem contar que é mais uma chance de ganhar presentes que terão grande utilidade no dia-a-dia do casal.
Assim como a lista de chá de panela prioriza os objetos e utensílios de cozinha, a lista do chá de banheiro deve conter somente os itens necessários ao banheiro e lavado de casa, como toalhas de rosto, toalhas de banho, roupões femininos e masculinos, sais de banho, essências, tapetes de banheiro, jogos de tapetes para box, cestos de lixo, cortinas de banheiro, cortinas para box e toalhinhas para forrar os armários do banheiro. Sabonetes coloridos, em formatos diferentes, saboneteiras, porta-escovas de dentes, espelhos, potes para algodão, porta-sabonete líquido, porta-papel higiênico, cestos para roupa suja e nécessaires são apenas alguns dos presentes que você e seu futuro marido podem inserir na lista de presentes de casamento.
Para facilitar a vida dos convidados, não se esqueça de colocar no convite o nome das lojas onde podem comprar os resentes, indicando sempre na lista deixada na loja selecionada a quantidade de produtos, cores, formatos, modelos e opções de produtos substitutos, caso o que você tenha escolhido tenha se esgotado na loja. Alguns casais pedem também objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear, cremes hidratantes, óleos essenciais, caixas de lenços, modelador de cachos, secadores de cabelo, pentes, escovas e aparelhos de depilação. Como são utensílios muito pessoais, veja se você tem uma relação de maior intimidade com os convidados e se sente à vontade para pedir esse estilo de presente. Caso não tenha, deixa para comprar você mesma seus pertences pessoais, evitando constrangimento com os convidados da festa.