O chá-do-relógio é uma forma muito gostosa de reunir as amigas antes do casamento e preparar um delicioso chá de cozinha, com direito a muitos presentes e muitas brincadeiras que têm o intuito de comemorar a celebração de casamento. Esse tipo de reunião é bem semelhante ao chá de panela, mas com algumas modificações. Os presentes são dados não conforme uma lista de presentes de casamento, mas sim conforme o relógio.
Em vez de receber papéis com os nomes dos presentes, as convidadas recebem papeizinhos com horários na lista do chá-do-relógio, sendo que cada horário corresponde a um tipo de presente. Por exemplo, se a convidada recebeu um papel com o horário das nove da manhã, pode comprar de presente para a noiva alguns itens que sejam utilizados nesse horário por ela, como bandejas de café da manhã, canecas, xícaras e outros acessórios.
No caso de pegar um papelzinho com o horário das 15, 16 horas, então o presente mais adequado pode ser um conjunto de xícaras para o chá da tarde, garrafas térmicas, jarras de suco, pratinhos para bolo, enfim são muitas as opções. Para o horário da noite, uma boa sugestão de presentes pode ser jogos americanos de cozinha, utensílios de jantar, taças, aventais de cozinha, canecas de chocolate quente e muito mais. Vale ressaltar que esse tipo de confraternização é próprio das mulheres, ou seja, nada de homens invadindo o espaço da noiva e das madrinhas e amigas.
Mas para que não deixem de lado seus maridos ou namorados, o evento pode ser organizado durante a tarde, de preferência no sábado, quando todas as convidadas estarão mais disponíveis, especialmente se todas trabalham fora durante a semana. E com relação ao planejamento do encontro para o chá-do-relógio, vale investir muito em comes e bebes, música, brincadeiras divertidas e se necessário for, o aluguel de som e iluminação deixam o clima ainda mais descontraído, mas é preciso ver se esses gastos a mais podem ser incluídos no pacote dos preparativos do casamento.