O chá-hobby é um ótimo pretexto para se reunir com as amigas, parentes e madrinhas de casamento e planejar uma festa descontraída e animada antes da celebração de casamento. Assim como no chá de panela ou no chá-bar, o chá-hobby tem o intuito de fazer com que os noivos ganhem presentes e, nesse caso, os presentes têm a ver com o hobby pessoal de cada um, ou seja, receberão presentes de acordo com a atividade que gostam de realizar nas horas vagas. Na lista de chá-hobby entram quase todos os mimos e objetos, desde livros, cd de músicas, utensílios de cozinha para quem adora cozinhar, livros de receitas, utensílios de jardinagem, material de artesanato e muitos outros objetos.
Qualquer presente eu faça parte das suas atividades preferidas podem ser incluídas na lista de presentes de casamento. E vale dizer que há pessoas que adotam essas festas também para o aniversário, uma forma diferente de celebrar o aniversário recebendo presentes que tenham tudo a ver com o gosto pessoal do aniversariante. Para organizar uma festa desse estilo, o anfitrião pode fazer uma lista bem bacana com tudo o que gostaria de ganhar, incluindo modelos, cores de objetos, nomes de livros, enfim, detalhando cada objeto na sua lista. O ideal é sempre organizar o evento em um fim de semana, de preferência no período da tarde, pois a maioria das pessoas está com um tempo disponível maior nesses dias.
Na hora de preparar a celebração, convém anotar todo o que necessário para oferecer uma comemoração de arromba, com buffet, música, lembrancinhas, decoração temática e bebidas para animar a festa. Atualmente, o chá-hobby é uma opção interessante, em que muita mulheres já se tornaram adeptas por ser um estilo diferenciado de celebração e uma maneira bacana de receber presentes originais e criativos. Se você e seu futuro esposo decidiram fazer o chá-hobby e desejam preparar duas listas diferentes, deixam bem claro aos convidados da festa em qual lojas a listas ficarão disponíveis, principalmente se forem estabelecimentos diferentes.