Bebida fina e sofisticada, o champagne é uma das bebidas mais consumidas em festas e eventos, sendo símbolo de comemoração, quando brindamos ou festejamos alguma vitória. O champagne é um tipo de vinho espumante, podendo ser de coloração branca ou rosada, proveniente da região de Champagne, na França. Daí vem o nome dessa bebida tão apreciada e muito consumida, especialmente na região sul do Brasil, onde muitos o chamam de prosseco. Há muitos vinhos espumantes produzidos em todo o mundo, mas a legislação reserva o termo “champagne”exclusivamente para os vinhos espumantes da região francesa citada anteriormente, com uvas do tipo chardonnay (uvas brancas), pinot noir e pinot meunier (uvas escuras). O processo de fermentação da bebida fina e importda se dá por meio da mistura do líquido com o gás carbônico, responsável pelo surgimento das bolinhas refrescantes. Isso acontece quando o suco da uva está passando por um segundo processo de fermentação.
Na União Europeia e muitos outros países, o nome dessa bebida requintada é protegido pelo Tratado de Madri, concebido em 1891, que designa apenas espumantes produzidos na região de mesmo nome. Um termo francês que significa “branco dos brancos” é empregado para denominar espumantes feitos de uvas do tipo Chardonnay. O termo é ocasionalmente usado em vinho espumante de outras regiões produtoras, normalmente para diferenciar os vinhos Chardonnay dos demais vinhos produzidos a partir de outras variedades de uva branca. Os vinhos rosados, ou espumantes rosados, são produzidos com suco de uvas pretas maceradas por um breve tempo, método conhecido como Saignée.
O champagne de cor clara possui essa tonalidade porque, mesmo que elaborado com uvas vermelhas, tem seu suco extraído das uvas mediante um processo delicado que minimiza a quantidade de tempo que o suco passa em contato com a pele, processo que dá a cor escura ao vinho tinto. Champagne Rosé é um dos poucos vinhos espumantes que tem sua produção a partir da adição uma pequena quantidade de vinho tinto durante a mistura. Isso garante uma cor previsível e reprodutível, permitindo uma tonalidade rosa constante de ano para ano.