As charretes são uma alternativa muito elegante e charmosa de transporte para as noivas mais românticas, que sonham um casamento de conto de fadas e se imaginam chegando na igreja ou local do enlace em uma charrete para casamento deslumbrante. Vale lembrar que esse tipo de transporte não é muito comum e não se encontram locadoras de veículos que aluguem charretes com muita frequência. Em algumas cidades do interior de São Paulo, como Jundiaí, existem algumas empresas de locação de charretes para casamentos, bodas, festas de 15 anos e todos os tipos de eventos em geral.
O aluguel de charrete pode variar muito de preço, dependendo da locadora e da quantidade de horas que o veículo ficará à disposição do cliente. No catálogo das empresas de aluguel de carruagens o cliente pode escolher entre os mais variados modelos de charretes e carruagens, como as carruagens de estilo inglês, italiano, algumas em madeira de lei, com rodas pintadas, estofados de couro, com encosto, capacidade para levar duas pessoas, pintura esmaltada sintética e com tapeçaria completa. Como acessório opcional, as capotas servem como cobertura em dia de chuva e para proteger a noiva também contra a exposição ao sol e ao calor intenso.
Os casais que se interessarem pela locação de charretes e carruagens para o grande dia, podem obter um orçamento por meio de muitas sites de locadoras pela internet. Em algumas empresas, as despesas do aluguel já incluem o frete do veículo, o transporte do animal, a decoração do animal para o casamento, pagamentos da diária do cocheiro e do ajudante, despesas de limpeza e manutenção da carruagem, das fardas, roupas e arreios e pagamento e pagamento do adestrador que realiza alguns ensaios e treinamentos durante a semana que antecede o matrimônio com o animal para a realização do seu evento.