Ter um sorriso saudável, com dentes branquinhos e brilhantes é o sonho de muita gente e também das noivas, pois desejam mostrar um belo sorriso nas fotografias do álbum de casamento. Para isso, muitas vezes, as pessoas apelam para tratamentos caseiros, com aplicações de bicarbonato de sódio e outras receitas que prometem tirar as manchinhas amareladas dos dentes. O mais indicado nesse, caso é mesmo procurar um dentista e se informar sobre os mais variados e modernos tratamentos de clareamento dentário que existem no mercado.
Além dos tratamentos caseiros com pastas de dente e enxaguantes bucais que possuem agentes branqueadores, os novos procedimentos odontológicos para deixar seus dentes mais brancos contam com géis clareadores à base de peróxido de carbamida. O gel é colocado em uma espécie de moldeira confeccionada em acetato e depois é encaixada nos dentes. Antes de dormir, o paciente deve escovar bem os dentes, em seguida aplicar um pouco do gel na moldeira e colocá-la nos dentes, onde agir;a por toda a noite enquanto a pessoa dorme. O gel não faz mal à gengiva e pode ser aplicado em pessoas a partir dos 10 anos de idade.
Outra técnica mais utilizada atualmente é o clareamento dental à laser, à base de peróxido de hidrogênio. Os consultórios odontológicos e clínicas mais modernas já realizam esse procedimento, que é um pouco mais dispendioso que o gel, porém proporciona resultados mais rápidos. Enquanto o uso do gel dá efeitos mais visíveis com cerca de duas semanas de uso, o clareamento com o laser já prevê resultados satisfatórios com duas ou três sessões de aplicação. Vale lembrar que em ambos os tipos de tratamento e por todo o período que eles forem realizados, o paciente deve evitar se alimentar com frutas cítricas, tomar bebidas como café, refrigerantes e chás pretos, pois escurecem os dentes. O fumo é outro fator a ser evitado para que o efeito do clareamento não seja comprometido.