A colação de grau é um dos momentos mais especiais e marcantes da vida acadêmica de um formando. O recebimento do diploma é o ponto alto da cerimônia de colação de grau e este momento é o mais aguardado por todos os convidados, formandos, pais e mestres. A colação significa mais uma etapa vencida pelo estudante, em que se forma no seu curso de graduação e está pronto e apto para exercer aquela profissão para a qual se dedicou durante alguns anos.
Claro que isso não quer dizer que o aprendizado do formando acabou por aí, na verdade é só o começo. O novo profissional que se lança no mercado de trabalho deve ter a consciência de que o conhecimento evolui e, por isso, ele sempre deverá se atualizar e se preparar para as inovações que surgem no mundo contemporâneo.Por ser uma cerimônia especial, a colação de grau deve ser organizada por profissionais experientes e gabaritados, como os organizadores de festas e assessorias de eventos. O mestre de cerimônias é um profissional que tem papel fundamental em toda a cerimônia, já que ele encaminha os formandos em ordem para seus devidos lugares até que recebam o famosos “canudo”.
Para a colação de grau, é recomendável e de praxe que todos os alunos estejam trajando uma beca, roupa especial para a formatura. Além da beca, o capelo e a faixa na cor correspondente ao curso de graduação também são itens que a ocasião exige. Vale lembra que, diferentemente da festa de formatura, a colação de grau é um ato institucional com data, local e horário definidos pela reitoria da Universidade, portanto, mesmo os formandos que não puderam participar da festa de formatura têm direito a compartilhar com seus colegas de um momento mágico que é a colação de grau.