A tendência de moda para a coleção de vestidos de noiva 2010 privilegia tanto os modelos de vestido de casamento mais tradicionais como os mais modernos, com estilos de vestidos de noiva curtos, longos, longuetes e também os mais românticos, com saias plissadas e rodadas. Em tons mais neutros, como o pérola, bege, marfim e o tradicional branco, a coleção de vestidos de casamento para 2010 traz peças com muito glamour, em que sobresaem os bordados, as rendas, as aplicações de pedrarias e de flores. As flores tmbém estarão presentes nos arranjos de cabeça, com m toque de mais requinte para as noivas.
Para a próxima estação, os estilistas de moda e o ateliers de alta costura apostam nos tecidos mais leves, que caem como uma luva para as noivas, como a seda, cetim, tule, tafetá e organza. Alguns tecidos mais encorpados não foram deixados de lado, mas é preciso lembrar que o calor está chegando com tudo e quanto mais confortável  nubente estiver, mais elegante e sofisticada ela se tornará. Os vestidos de casamento de alcinhas e os tomara-que-caia são os mais privilegiados entre os estilistas e também os preferidos das noivas, mas agora, os vestidos de noiva modelo tomara-que-caia são acompanhdos de boleros, aqueles casaquinhos mais curtos na altura do busto. Os boleros podem ser confeccionados em renda, o qu grante mais leveza ao traje de noiva.
A apliação de cristais na parte do busto são uma tendência muito chique nos vestidos para a coleção 2010 inclusive se as mesmas peças forem aplicadas ao arranjo de cabeça. Para as noivas que vão se casar em uma cerimônia mais informal ou memso formal, durante o dia, os vestidos de noiva estampados e florais chegam com tudo, mas vale lembrar que a estampa deve se delicada, com flores mimosas e sem brilhos ou muitos bordados. Nas coleções internacionais, os estilistas apostam em vestidos com cortes assimétricos, por exemplo, aqueles mais longos na parte de trás, sem contar no abuso de decotes e fendas laterais. Para uma noiva mais moderna e ousada, esse estilo de traje pode ficar perfeito já que valoriza as curvas sem ser vulgar.