Cobrir ou decorar um bolo artístico com pasta americana não é tão difícil como parece, mas há que se ter um pouco de habilidade e também conhecer alguns macetes para facilitar o manuseio da pasta americana e não acabar desperdiçando material com um trabalho mau feito. O ideal é que a pasta americana fique bem espalhada no bolo e para isso, você pode lançar mão do glacê ou outro tipo de cobertura mais pastosa, como o doce de leite, antes de receber a aplicação de pasta americana. Muitas pessoas têm dúvidas com relação à consistência do bolo decorado de noiva depois que ele é coberto com a pasta americana, mas apenas a cobertura fica mais endurecida, a massa do bolo se mantém do mesmo jeito.
A dica para os bolos quadrados é começar a ajustar a pasta a partir das quinas, fazendo movimentos da quina para as laterais do bolo, justamente para você não ter sobras de pasta, que formarão as pregas. Depois disto, você ajusta as laterais do bolo, como se fosse no formato redondo. Outra sugestão interessante é sempre ter cuidado ao apertar as quinas, pois elas se abrem com muita facilidade. Se preferir, pode treinar em pedaços de isopor, mas não esqueça de lixar um pouquinho as quinas do material, para que fiquem parecidas com bolo verdadeiro, que não possui angulação perfeita.
De forma geral, a pasta racha e quebra quando está muito seca ou com muito açúcar. Por isso, é importante sovar e acrescentar açúcar até que ela desgrude das mãos, mas ainda deixe certa umidade. Neste caso de produzir o bolo em local mais quente, pode ajudar acrescentar uma colher de sobremesa de glicerina bidestilada para alimentos, que se compra nas lojas de produtos alimentícios. Para modelar e decorar fazendo enfeites com a pasta americana, mas adicione um pouco de CMC direto na massa, uma vez que ele ajuda a encorpar e deixar a massa no ponto certo para modelagens.