Em temos de calor e altas temperaturas, quem tem um bom aparelho de ar condicionado em casa pode dizer que está no paraíso. Mas quem não tem, não precisa sofrer com o excesso de calor, basta procurar uma loja e eletrodomésticos ou mesmo em sites de lojas de aparelhos de ar condicionado e adquirir o seu aparelho. As lojas trabalham com todas as formas de pagamento, à vista ou parcelado e algumas também aceitam o consórcio de eletroeletrônicos.
Se você deseja comprar um condicionador de ar, confira algumas dicas importantes com relação aos diversos modelos de aparelhos, seu consumo de energia e formas de instalação e manutenção. Quando for até uma loja, pergunte ao vendedor quais os modelos de condicionador de ar a loja tem disponível. Basicamente, são dois modelos: o ar condicionado de parede e o split. Os de parede são facilmente instalados na parede ou janela do ambiente a ser climatizado. Já os aparelhos de ar condicionado split são instalados sem precisar fazer perfurações na parede e também podem ser colocados no chão, de acordo com o gosto e as necessidades de cada ambiente.
Ao instalar o seu ar condicionado, observe bem a vedação entre a parede do aparelho e o caixilho de alumínio para evitar infiltrações e que, com a perda de temperatura para o ambiente externo, haja um consumo maior de energia. Verifique, antes de comprar o aparelho de ar condicionado, a potência e o tamanho do mesmo para evitar sobrecarga no circuito, além de incompatibilidade com o tamanho do caixilho. Outra dica primordial é conferir se no aparelho há o selo do Inmetro, indicando quanto o equipamento consome de energia elétrica.
Outro detalhe fica por cona da limpeza do equipamento. Para manter um bom ar no ambiente o filtro deve ser limpo, a cada 15 dias, dependendo do ambiente. Se for muito utilizado, realize a limpeza do filtro de ar com água e sabão neutro, uma vez por semana. Uma vez por ano, deverá ter uma limpeza interna, feita por profissionais da loja autorizada, o acúmulo de pó e resíduos no evaporador e no condensador prejudicam a eficiência, podendo causar danos ao aparelho.