Montar e decorar uma casa pode parecer fácil a princípio, entretanto, depois que começamos a planejar tudo, são tantos os detalhes a serem organizados que, muitas vezes, as pessoas preferem contratar os serviços de um decorador profissional. Especialmente para quem vai se casar, esses profissionais são mesmo uma mão na roda, afinal, o casal pode deixar tranquilamente toda a organização e decoração do mais novo doce lar dos noivos nas mãos do decorador de interiores. Com formação técnica ou com curso de graduação e até pós-graduação, os decoradores reúnem técnica e bom gosto para planejar e arrumar cada canto da residência, com muito bom gosto, requinte e modernidade, sempre seguindo o estilo da moda.
Se você é daquele tipo de pessoa que fica em dúvida com tudo, que se pergunta em todo momento qual modelo de móvel comprar para casa, que cor de tinta pintar as paredes, qual o melhor estilo de tapetes e cortinas, entre outras coisas, então tenha em mente que contar com a ajuda do decorador pode ser a solução de seus problemas. Isso porque os designers de interiores e profissionais de decoração estão sempre antenados com o que há de mais inovador no setor de decoração. Eles se aprimoram por meio de cursos que vão desde dicas de decoração em ambientes pequenos até como escolher materiais para reforma que deixem o espaço mais agradável e amplo.
Sem contar que o aprimoramento em História da Arte, para muitos decoradores de interiores e paisagistas, é uma forma a mais de conhecer com detalhes todos os estilos já vivenciados nas últimas décadas. E o mais interessante é, que por disso, a moda de móveis antigos está sempre às voltas com a decoração moderna e mais ousada, numa mescla de estilos de Arte Retrô e Art Déco, resultando em ótimos efeitos em termos estéticos. Contudo, há uma ressalva importante a se fazer com relação à contratação de um bom decorador: embora haja muitas opções de profissionais no mercado hoje em dia, é necessária uma pesquisa intensa sobre qual decorador é mais experiente e possui um portfólio respeitável. E no caso de recorrer aos serviços dele, antecedência é a palavra-chave para quem não pretende ficar de mãos abanando, afinal os profissionais mais badalados também são os mais concorridos.