Em festas de casamento mais modernas e despojadas, alguns casais estão abandonando a tradição de cortar o bolo decorado de noiva. Mas o corte do bolo, além de trazer muito sorte aos noivos, também é uma ótima oportunidade de tirar belas fotografias para o álbum de fotos dos noivos, imagens que podem ser vistas admiradas pelos próximos anos e por muitas gerações. Cortar um bolo de casamento artístico da forma correta pode ser uma tarefa bastante complicada se os noivos não tiverem uma certa habilidade com as mãos, especialmente pelo tamanho do bolo de casamento e pela quantidade de camadas que possui.
A grande maioria dos casais nem imaginam por onde começar a cortar o bolo decorado de noiva e nem o procedimento mais fácil para cortá-lo, sem fazer sujeira ou deixar o bolo de despedaçar. O bolo pode ser cortado em forma de quadrados, o que é mais fácil, já que não é necessário se preocupar com formas mais irregulares no corte do bolo. Comece a cortar o bolo pelas pontas, em quadrados de tamanhos mais ou menos iguais, para que todos os convidados possam experimentar o bolo sem que alguns comam mais e outros, menos. O primeiro pedaço pode ser um pouco menor e se o convidado gostar, ele se serve de mais um pedaço de bolo. Assim você não corre de risco de cometer uma gafe servindo seu convidado de forma exagerada.
Uma outra maneira muito comum de se cortar um bolo redondo de casamento é fazer um corte em forma de círculo no centro do bolo. A partir disso, faça cortes retos no restante do bolo e vá dividindo os pedaços em tamanhos semelhantes, de preferência mais finos. Claro que, provavelmente, esse é um tipo de trabalho que os funcionários do buffet selecionado irão prestar par que você e seu noivo não se preocupem em servir os convidados. Mas nos casos em que o casamento é realizado em uma festa bem informal, só para os familiares mais íntimos, é importante que pelo menos a noiva saiba como se corta o bolo e ensine a aluem que irá ajudá-la durante o evento.