Para algumas noivas a idéia de criar e produzir seu próprio bolo de noiva decorado e personalizado pode parecer uma tarefa complicada e demorada. No entanto, com um pouco de planejamento, organização e criatividade, confeitar seu bolo de casamento pode tornar-se uma experiência gratificante, especial e inesquecível. Há uma infinidade de livros e sites de culinária dedicados ao assunto, onde você pode encontrar uma abundância de receitas e dicas que serão muito úteis para você. Uma aspirante a cake designer deve primeiro decidir sobre o estilo e tamanho do bolo artístico de sua preferência, o que pode por si só, já é uma tarefa bastante importante.
Cores da decoração do casamento e o tema deve ser levado em consideração antes de começar a bolar o design de seu bolo de noiva decorado. A primavera, por exemplo, surge como inspiração para ornar o bolo do casamento com o uso de flores, fitas, tecidos e rendas. Geralmente, os gostos dos convidados também são levados em consideração, apesar de um bolo mais requintado e simples ainda poder ser confeccionado para atender ao paladar de todos os convidados presentes, de uma forma bastante neutra. Um ótimo lugar para encontrar idéias e materiais para o seu bolo de casamento está em uma grandes loja de artesanato e casas de artigos para bolos e confeitagens.
A maioria destas lojas dedica grandes áreas para produtos temáticos relacionados ao mercado do casamento. Nesses estabelecimentos, você pode encontrar muitas idéias diferentes para confeitar seu bolo de casamento personalizado. Essas lojas geralmente oferecem uma grande variedade de bolo topos de bolo, enfeites, arranjos, rendas, fitas e flores. Alguns podem até fornecer as caixas de papelão para guardar o bolo, assim como suportes para bolo em metal, acrílico, madeira, vidro, espátulas para cortar o bolo e pilares de sustentação para as camadas do bolo de casamento.