Cuidar de seu anel de noivado irá garantir a beleza da peça e a qualidade do material, antes e durante o casamento, especialmente porque continua sendo um tesouro que será transmitido de geração para geração. O primeiro cuidado que se deve ter em relação ao anel ou aliança de casamento de ouro é pedir o certificado de garantia ao joalheiro ou designer de joias que confeccionou o par de alianças. Isso garante que, mesmo que a joia apresente algum tipo de defeito meses após sua aquisição, a loja ainda poderá trocar as peças por outras do mesmo modelo ou por outro modelo de alianças de casamento que o casal escolher.
Ou ainda, se preferirem, você e seu noivo poderão levar as jóias para reparo, como recolocar uma pedra no lugar ou fazer algum tipo de gravação no par de alianças em ouro. E, sempre que retirar a aliança do dedo, procure guardar sempre no mesmo lugar, de preferência em um local seguro, como na própria caixinha em que foi colocado no ato da compra da joia. Ao lavar as mãos ou lidar com objetos cortantes e produtos químicos ou abrasivos, lembre-se de tirar a aliança em ouro ou prata para que não fique arranhada ou escurecida ao longo dos anos.
Isso também vale no caso de praticar esportes que possam amassar o par de alianças, principalmente se forem alianças e casamento com pedras ou brilhantes. Além de correr o risco de perder as pedras, as alianças perdem o brilho do metal. Com o passar do tempo, sempre que puder, leve os anéis de casamento ou noivado para uma revisão no joalheiro de sua confiança ou mesmo na joalheria onde a joia foi comprada. Nesse estabelecimento, os profissionais utilizam produtos e flanelas especiais para limpar as alianças em ouro e prata, não importa o modelo: anatômicas, em relevo, gravadas, em titâneo, platina e outros materiais.
Outra dica é nunca usar a aliança de noivado quando entrar no mar ou na piscina, pois pode acabar perdendo a joia. E sempre que for pasar cremes e loções na mãos, retire a aliança, passe o creme e só então volte a colocar a aliança no dedo. Isso evita que a peça fique opaca e perca a cor.