Todos sabem que os preparativos para o casamento consomem muito do orçamento familiar. Alguns casais sonham com uma super festa de casamento, mas muitas vezes não dispõe de uma conta bancária tão recheada para arcar com todas as despesas. Mas há formas alternativas de economizar no casamento com pequenos ajustes, por exemplo, cortando os gastos supérfluos. Selecionamos alguns itens que podem ser substituídos ou elaborados de uma forma menos dispendiosa, colaborando para que o casal não vá à falência antes do enlace matrimonial!
Convites: Os convites de casamento são importantíssimos e por isso devem ser de boa qualidade. Mas nada impede que você e seu futuro marido criem seus próprios convites personalizados de casamento. Para isso, vocês só precisam de uma boa impressora, material adequado, que pode ser comprado em papelaria mesmo e muita criatividade. Um pouco de habilidade nos trabalhos manuais não é dispensável. Se for necessário, peça ajuda às amigas e aos familiares para produzir lindos convites de casamento.
Transporte para a noiva: Todos sabemos que é muito glamuroso a noiva chegar em um belo carro, que pode até ser alugado mesmo. Mas em tempos de crise, a solução pode ser usar o próprio carro ou então pedir o carro de um amigo ou parente emprestado. Tudo bem que a sofisticação não é a mesma, mas dependendo do modelo do carro e de como ele estiver decorado, o sucesso estará garantido!
Flores: Compras para o seu próprio flores frescas. Vá com uma florista inspiração para o seu buquê, mas se houver tempo, ter um amigo de confiança receber suas flores no local na manhã do dia do casamento, e em seguida, configurá-los na cerimônia / locais de recepção.
Buffet: Considere as diversas alternativas de cardápio para o jantar. Primeiro defina se haverá um almoço, um jantar, brunch ou coquetel. Dependendo do estilo do casamento, até o buffet de churrasco pode ser bem-vindo. Depois, relacione o número de convidados para saber qual o valor do buffet por pessoa. Se o custo ficar muito alto, a alternativa pode ser pedir às amigas e madrinhas que ajudem a elaborar um almoço de casamento servido à americana, de maneira bem informal.
Música: DJs tendem a ser menos caros do que bandas ao vivo. Se você realmente quer poupar dinheiro nesta área e organizou uma recepção de casamento mais íntima, então apele para os dvd´s e coloque o som na caixa.
Foto + Video
: Não economize nas imagens de casamento, pois esse momento deve ser memorável para o casal e seus familiares. Mas se o dinheiro estiver curto, opte por um ou outro. O álbum de casamento fica maravilhoso com fotos coloridas em preto em branco, posadas, em seus diversos modelos de álbuns tradicionais, panorâmicos, digitais e outros. Outros casais podem preferir o vídeo de casamento, uma vez que além das imagens, o som também ficará gravado para sempre. Esta é uma questão de escolha que cabe ao casal.