Por ser uma ocasião mais que especial na vida do casal, todos os detalhes sobre a festa de casamento devem ser muito bem pensadas, especialmente a data do grande dia, primeira decisão que o casal deve tomar ao decidir oficializar a união perante a família e aos amigos. Para que o evento seja organizado de uma forma tranquila, a escolha da data do casamento influencia muito o estilo da cerimônia de casamento. Ou seja, dependendo da estação do ano em que aconteça a celebração, os noivos podem optar por locais mais exóticos como as praias, campos e sítios, ou lugares fechados, como salões de festas, mansões e clubes.
No Brasil, o verão marca os meses de dezembro, janeiro e fevereiro e, por isso, são perfeitos para quem planeja se casar em espaços abertos, com uma decoração bem especial e com modelos de vestidos de noiva mais decotados e ousados. O calor típico desses meses propicia uma festa bem descontraída, no fim de tarde, com o pôr-do-sol servindo de cenário para esse dia tão inesquecível para os noivos. Já os meses de março, abril maio são mais imprevisíveis com a chegada do outono, em que o calor e as chuvas, características desses meses, são muito marcantes. Ou seja, o casal terá mesmo que contar com ajuda da previsão do tempo para planejar sua festa de casamento.
O mês de maio é o tradicional mês das noivas. Grande parte dos casais ainda preferem festejar o casamento nesse mês para manter as tradições. Os mais antigos dizem que casamento no mês de maio dá sorte ao casal, com votos eternos de felicidade. Mas há também os noivos que gostam de sair da mesmice e marcam o enlace para outras datas, tão especiais quanto. Junho, julho e agosto guardam o inverno e são ótimas épocas para os nubentes que adoram um friozinho e pretendem organizar o evento nas montanhas, hotel fazenda e outros locais muito charmosos.
Já setembro, outubro e novembro, com a estação primavera, são ideais para festas em locais abertos ou fechados, já que as chuvas estão mais amenas e o calor já começa a surgir, juntamente com as flores tão especiais nessa época do ano. Para quem deseja decorar o evento com flores então, o mês de setembro é perfeito para colher flores lindas e exuberantes para a decoração da igreja e do salão de festas.