A maioria dos casais quando desejam subir ao altar já vão logo pensando na escolha das alianças de casamento e por mais que já tenham uma ideia bem formada sobre qual o estilo de alianças desejam, isso não significa que vocês encontrarão diversos pares de alianças de noivado e casamento do jeitinho que vocês imaginam sem pesquisar muito em lojas e joalherias.
Muitos noivos até optam pelos trabalhos de designers de joias pára confeccionar a peça perfeita, totalmente personalizada. Tenham pelo menos dois meses para procurar as joias ideais, pesquisar preços e formas de pagamento e revisitar as lojas onde encontraram os anéis que chamaram sua atenção, até porque se não acharem as alianças dos seus sonhos haverá tempo suficiente para encomendar a tempo do casamento.
Ter em mente o quanto se pretende gastar com as alianças de casamento é muito importante. Tudo deve ser feito de acordo com o orçamento, até porque o casal já terá gasto muito com outros preparativos do casório. E dependendo do material em que as alianças forem elaboradas, o custo pode ser ainda mais dispendioso.
Considere também a forma e o estilo do anel. Seu anel deve respeitar o seu estilo de vida: aqueles que gostam de esportes ou música devem optar por uma aliança de ouro amarelo fino, com arestas arredondadas para não machucar os dedos ou mesmo as alianças anatômicas. Aqueles que fazem trabalhos manuais vão querer um simples anel de metal sólido, pode ser alianças em ouro amarelo ou branco, com ou sem relevo, mas nunca com pedras, pois podem se soltar, o que estraga a aparência da peça.
E aqueles que são extremamente alérgicos a determinados ligas metálicas podem querer investir em platina, já que é um metal hipoalergênico para a maioria das pessoas. É importante também considerar a qualidade das joias, se são em ouro 18k ou 24k, estas mais difíceis de encontrar em ouro puro.
Por último, pensem no estilo individual de cada um. Só porque você e seu noivo são uma combinação perfeita não significa que seus anéis precisam seguir a mesma linha. Sinta-se à vontade para escolher alianças de casamento ou noivado que reflitam as sensibilidades de cada um ao seu estilo e gostos. Alguns aspectos devem corresponder, o que pode ser tão simples como metal ou inscrições gravados nas joias, como o nome do casal ou alguma frase de declaração de amor.