Na hora de dormir, devemos pensar em escolher uma roupa de cama que nos proporcione aconchego, bem-estar e conforto, além de beleza para a cama, levando em conta o tamanho da peça, estampa, maciez, durabilidade e praticidade. Uma cama bem arrumada pode nos propiciar boas noites de sono, basta que, para isso, saibamos como escolher lençóis e de qual tipo de tecido e trama os lençóis são confeccionados. Para ser considerado bom, um lençol simples, bordado ou estampado deve ser feito de 100% algodão, mas a quantidade de fios com que é fabricado faz a diferença na qualidade e na durabilidade do produto. Um lençol de 200 a 220 fios por polegada é considerado de boa qualidade, transmitindo requinte e elegância aos dormitórios.
Já os que possuem de 220 a 300 fios são considerados de excelente qualidade, uma vez que sua trama é bem fechada, garantindo que o produto durará por muito tempo de uso, com bastante maciez. Os lençóis tramados com mais de 600 fios são os mais caros, por sua durabilidade, extrema maciez e facilidade no uso, com um toque bem macio e acetinado. Geralmente, o lençol produzido com algodão egípcio 100% e Pima Cotton são os melhores e apenas as boas marcas confeccionam peças em algodão egípcio, material macio, suave e extremamente requintado e sofisticado. O Pima Cotton é uma fibra têxtil encontrada em qualquer parte do mundo, porém suas fibras são de ótima qualidade, responsáveis pelos lençóis mais macios e delicados.
Para quem gosta de outras opções em termos de tecido para lençol e jogos de cama, mesa a banho, o percal, os tecidos acetinados, os adamascados e o jacquard são exemplos de tecidos mais encorpados, requintados e estão entre os preferidos de decoradores e pessoas que adoram roupas de cama mais tradicionais. A trama do lençol em percal é mais simples, perfeita para lençóis bordados, e também são bastante duráveis. No tipo acetinado, os fios flutuam na superfície do tecido, geralmente feitos com algodão egípcio. São peças sofisticadas e luxuosas. A tramado jacquard é produzido em tear especial, o que valoriza ainda mais o tecido e, portanto, o lençol feito em jacquard.