Uma noite bem dormida e de nosso relaxante é garantia de bom humor e vitalidade, uma vez que o sono renova nossas energias e nos deixa a todo vapor para enfrentar a rotina do dia seguinte, com tantos afazeres e correria. Mas para que o sono seja sinônimo de relaxamento e vigor, é preciso que saibamos escolher o colchão e o travesseiro corretos. A grande maioria das pessoas, quando vai a uma loja comprar a cama dos sonhos, fica atenta apenas à beleza do móvel e ao conforto do colchão. Mas nos esquecemos de que o tipo de travesseiro também exerce papel fundamental na postura da coluna e como essa postura influencia no aparecimento de doenças de coluna.
Muitos casais, quando se casam, desejam preparar seu enxoval de casamento com tudo do bom e do melhor, escolhendo peças de cama, mesa e banho bonitas e modernas. O travesseiro também deve ser uma peça a ser incluía no enxoval, mas sempre com uma preocupação a mais: a do conforto para manter o corpo saudável. Em lojas de cama, mesa e banho, é possível encontrar diversos tipos de travesseiros, desde os travesseiros de espumas, os de pluma de ganso, travesseiros ortopédicos e outros.
Antes de comprar um, especialmente se você sofre de problemas de coluna, converse com seu médico ortopedista e verifique qual modelo de travesseiro é mais indicado para o seu peso corporal e que se molde ao contorno do pescoço, sem deixar a cabeça muito elevada ou baixa demais em relação ao corpo. O ideal é escolher um travesseiro que mantenha a cabeça no mesmo nível do resto do corpo, deixando a coluna em linha reta e não sobre sobrecarregando-a. Lembre-se de que o travesseiro funciona como instrumento de compensação, evitando que o peso da cabeça force a coluna cervical e sua musculatura. Portanto, o material definirá o nível de toque e conforto para o seu corpo. Por isso, o travesseiro precisa ter a mesma espessura para preencher o espaço entre ombro e cabeça, com o objetivo de não forçar a cervical.