Quando nos olhamos no espelho e enxergamos aquela gordurinha localizada, uma das primeiras coisas que pensamos é: preciso emagrecer. Mas, entra ano e sai ano, continua tudo igual: a correria do dia-a-dia nos faz esquecer de cuidar da alimentação, praticar exercícios físicos, levar uma vida menos estressante e quando percebemos, nos vemos com a sombra da obesidade nos rondando, sem dó nem piedade. A obesidade é um dos assuntos que mais preocupam os médicos hoje em dia. A obesidade mórbida já começa na infância, com os péssimos hábitos alimentares e vida sedentária, proporcionada pelas facilidades que a tecnologia nos trouxe.
Por isso, a ordem agora é movimentar-se. Sem isso, o corpo tende a se acostumar com a falta da prática de atividades físicas e as gorduras vão se acumulando cada vez mais, muitas vezes chegando a tal ponto que, mesmo que uma pessoa tente fazer qualquer atividade que requeira um esforço maior, ela não consegue. E mesmo que a vontade seja grande, nessa hora a frustração e maior e os riscos de uma depressão aparecerem se tornam enormes. Analisando esse quadro, os médicos e especialistas na área de medicina explicam que desde a infância, a criança deve ser acostumada com a prática de exercícios físicos na escola e alimentação deve privilegiar os legumes, frutas e verduras, evitando-se ao máximo o consumo de frituras e gorduras saturadas, bem como grande ingestão de açúcares e refrigerantes.
E vale ressaltar que a conduta saudável deve se arrastar por toda a vida do indivíduo. Mas se você não tem muito dinheiro sobrando para entrar em uma academia, não se desespere. Existem muitos simples e de baixo custo para realizar algum tipo de atividade, mesmo em casa ou no trabalho, para a prevenção ou tratamento da obesidade. Primeiro, se puder optar entre levantar do sofá e mudar o canal da TV ou fazer isso com o uso do controle remoto, escolha a primeira alternativa. Elevador ou escada: escada, sempre. Os movimentos que fazemos para subir e descer escadas tonificam os músculos das pernas, glúteos e panturrilhas. Em vez de pegar o carro ou ônibus pra chegar ao trabalho, vá à pé ou de bicicleta e tenha a certeza de que já vai perder boas calorias com essas atitudes simples.