As bebidas são é algo que não podem faltar em todos os tipos de eventos, mas se os anfitriões não souberem escolher as bebidas certas e na quantidade correta, o gasto com esse item pode ser excessivo, principalmente por causa do desperdício que acontece e só é percebido no final da festa.
O desperdício e a falta de planejamento com as bebidas pode ser um fator que vai encarecer e muito seu evento. Mas existe uma alternativa muito utilizada em comemorações de grande porte, como casamentos e formaturas que é a consignação de bebidas. Alguns buffets e muitas empresas que fornecem bebidas para eventos trabalham com esse sistema de bebidas consignadas. Tudo é muito simples: basta que o cliente escolha o tipo de bebida que deseja para sua celebração e faça a encomenda de acordo com o número de convidados que ele estima receber.
O contrato é feito da seguinte maneira, a empresa fornece as bebidas de forma consignada, ou seja, o cliente só paga tudo aquilo que realmente foi consumido durante o evento. Geralmente, os fornecedores de bebidas alocam um funcionário que fica responsável pela devolução de todas as bebidas que não consumidas pelos convidados.
Os anfitriões da festa nem precisa se preocupar com nada, porque, no término do evento, a contagem de bebidas consumidas é feita e os clientes pagam apenas o que foi utilizado. O que sobrou, a própria empresa se encarrega de levar embora, sem custo adicional para quem planejou o evento.