A lista de presentes de casamento é um fator muito importante a ser preparado pelo casal, mas dá um certo trabalho. São tantos os itens que devem constar na lista porque são extremamente necessários em uma residência, que muitas vezes nos perdemos e acabamos colocando itens supérfluos e esquecendo de colocar objetos que nos serão de grande utilidade no dia-a-dia. Então, para preparar uma lista de casamento correta e muito prática, conte com o auxílio do noivo, da madrinha, da mãe e até da sogra. A opinião de outras pessoas que já se casaram colabora no momento de definir os presentes.
Em seguida, visite algumas lojas de decoração e utensílios domésticos e solicite para o vendedor lhe mostrar todas as opções de peças disponíveis, com variedade de tamanhos, cores e modelos. Aí sim comece a listar tudo o que você precisa. De preferência, elabore duas listas de presentes: uma só com utensílios domésticos e outra com eletromésticos. Dessa forma, cada lista fica disponível em uma loja selecionada e que tenha sido escolhida pelo casal. Muitos casais, quando entregam os convites de casamento aos convidados, já anexam também um aviso sobre a lista de casamento.Mas isso não é muito agradável, pois pode dar a impressão de que você só está convidando por causa dos presentes.
Então, o melhor é enviar e-mails através de mala direta falando sobre a lista de presentes. Sempre indique na lista o modelo e cor das peças preferidas, para facilitar a compra dos convidados. Além da lista tradicional, também existe a lista de casamento online, que facilita a vida do casal e dos convidados, uma vez que tanto a seleção dos presentes quanto a compra são feitas pela internet, com toda a comodidade e segurança.
Para os casais que já dividem as escovas de dentes e, portanto, já têm todos os móveis, utensílis e eletromésticos, a opção é fazer uma lista de presentes em dinheiro. Assim, eles podem usar o dinheiro para outra finalidade mais conveniente, como invetsir na lua-de-compra, quitar parcelas do carro ou dar entrada na casa própria.