As festas de casamento de hoje são bem diferentes das cerimônias realizadas até alguns anos. Os casamentos eram planejados de forma mais tradicional, clássico, seguindo totalmente os padrões formais de etiqueta. Mas agora, isso vem mudando juntamento com a personalidade dos casais, que se tornam mais ousados e irreverentes a cada dia que passa e optam por tudo o que há de diferente para organizar o evento. Os casamentos modernos são a marca da nova geração de noivos que adoram uma novidade e pretendem fazer um misto de ritual com entretenimento.
Atualmente, os casais mais do que elaborar um grande evento, desejam imprimir sua personalidade e seu modo de viver em todos os detalhes que envolvem a cerimônia do enlace matrimonial, desde os convites de casamento , passando pelos diferentes modelos de vestido de noiva e de uma decoração muito original até escolhendo locais inusitados para a festa, como praias, sítios, baladas e clubes.  A grande vantagem de organizar um casamento em uma balada é que o local já está praticamente pronto e no clima da descontração, com som, iluminação, telão, bartender, palco e o DJ da casa, sendo necessários poucos ajustes de decoração e outros pequenos detalhes.
E por falar em decoração, esse é um item qu pode e deve receber muita criatividade e originalidade para sua elaboração. Em salões de festas onde não haja mobiliário, os casais podem recorrer à empresas que fazem locação de materiais e adereços para eventos, como mesas, talheres, flores e luminárias. As tradicionais toalhas podem ser substituídas por mesas de vidro que possam ficar aparentes. As flores tradicionais podem ser trocadas por flores exóticas e folhages. Pedaços de tecidos, incensos, velas, tochas de bambu, canela em pau e outros materiais são usados com muita frequência em casamentos temáticos e personalizados.
E como a onda agora é do "ecologicamente correto", comemorações em sítios e fazendas são a preferência dos noivos que adoram se sentir perto da natureza, e enquanto a festa rola solta, os convidados podem se divertir o rapel, rafting e montanhismo. Mesmo as lembrancinhas e o buquê da noiva já não seguem mais a mesmice do tradicional. As lembrancinhas são fotos dos casais em momentos de pura descontração, os buquês para jogar às solteiras não são bouquets de flores e, sim, sapinhos com trajes de noiva para dar sorte. Sem falar nos bolos decorados que, além de enfeites, apresentam caricaturas dos noivos e bonequinhos personalizados.