A acne é causada por uma inflamação nos poros da pele e pode afetar qualquer região do corpo, especialmente, as áreas mais oleosas como rosto e costas. Os adolescentes conhecem bem essa doença, afinal ela é mais incidente nessa fase da vida, em que o corpo está sofrendo algumas transformações hormonais. Mas é importante que se diga que a má alimentação é outro fator muito influenciável no surgimento de cravos e espinhas, como chamamos vulgarmente a acne.
Hoje já existem diversos tratamentos e medicamentos receitados pelos médicos dermatologistas em clínicas de beleza. Os centros estéticos também contam com uma infinidade de tratamentos de pele e corporais que prometem acabar com a acne em pouco tempo. O ideal é que se faça exames para descobrir qual o rela motivo do surgimento dessa inflamação na pele, que pode ter fundo emocional, hormonal ou se dever somente a uma má alimentação, com falta de vitaminas e sais minerais essenciais para dar mais vigor à pele.
Praticamente todos os dermatologistas dão o mesmo conselho: beber bastante água serve para limpar as impurezas do organismo, por isso, tome pelo menos 2 litros de água por dia. Se você reparar que surgiu uma espinha no seu rosto, não esprema para não machucar a pele. Existem pomadas específicas para secar a acne vendidas em todas as farmácias e lojas de cosméticos. Fazer algumas sessões de limpeza de pele em centros de estética é outra dica bacana para manter a pele sempre limpa, da mesma que deve limpá-la antes de dormir, principalmente se houver passado algum tipo de maquiagem que possa impedir os poros de respirar durante a noite.
O ideal é que antes de deitar, a pessoa lave o rosto com um sabonete especial para a limpeza da pele e depois passe alguma loção adstringente para tirar todos os vestígios de maquiagem e poeira que foram se acumulando na pele durante o dia. Com esses cuidados básicos, certamente você terá uma pele mais saudável e jovial!